Lavar os pincéis e os acessórios de maquiagem é muito importante para ter uma maquiagem perfeita e manter a saúde da sua cútis. Quando os pincéis estão sujos, não permitem que o produto seja 100% aderido pela sua pele e pode trazer problemas, como espinhas e irritações devido a sujeira acumulada neles.
Além de limpar os pincéis, também é importante fazer sempre uma limpa nas suas maquiagens. Descartar os produtos vencidos, pois eles podem agredir a sua pele a partir do momento que algum componente já estiver passado da validade.
Portanto, se você gosta de make e de cuidar da pele, deve se preocupar em limpar frequentemente o pincel de maquiagem, esponja e todos os outros acessórios que usa no rosto.
Afinal, quando não higienizamos esses itens da forma correta, e com a frequência ideal, ficamos propensos a desenvolver problemas, não apenas na pele, mas também nos olhos e boca. Além da sua make não vai ficar tão incrível quando você havia imaginado, devido ao acúmulo de sujeira do pincel que, por sua vez, não irá deixar espalhar o produto da maneira correta, proporcionando um aspecto desuniforme.
O correto é limpá-los uma vez por semana se você usa diariamente maquiagem. Caso contrário, se usa apenas em determinadas datas, fique sempre alerta aos sinais do pincel. Quando ele estiver sujo a absorção do produto na sua pele não é tão eficaz, é visivelmente notável.
Ou seja, a higiene dos acessórios para aplicar o make está diretamente ligada à saúde da sua pele. Então, que tal aprender mais sobre como limpar pincel de maquiagem com quem mais entende?
Para isso, conversamos com a dermatologista e pesquisadora para Beyoung, Dra. Flávia Addor, que nos deu algumas ótimas dicas sobre a limpeza dos pincéis de maquiagem. Continue a leitura e aprenda a forma correta de lavar os seus utensílios de forma prática e sem muito trabalho. Confira tudo a seguir.
Passo a passo para lavar os pincéis de maquiagem
“Os pincéis e esponjas de maquiagem podem se contaminar com microrganismos e causar irritações e infecções em nossa pele”, alerta a Dra. Flávia Addor. Além disso, eles também podem ser responsáveis pelo agravamento ou aparecimento de espinhas no rosto. E coceira e olhos lacrimejando são alguns outros exemplos do que pode acontecer quando não usamos acessórios bem higienizados.
Na internet, encontramos muitos tutoriais para limpar pincel de maquiagem e lavar, mas o processo é bem simples e exige apenas três ingredientes: água, sabão e luz do sol. “Água corrente e sabonete comum são ótimos higienizantes, e secar ao sol é uma forma de se livrar dos microrganismos”, conta a Dra. Flávia.
Então, confira o passo a passo de como limpar o pincel de maquiagem.
5 passos para limpar o pincel de maquiagem:
1. Escolha um shampoo neutro ou sabonete líquido neutro, aquele mesmo que você tem no banheiro;
2. Molhe os pincéis em água fria corrente e, com o auxílio de uma superfície texturizada, ou das mãos, aplique o sabão nas cerdas;
3. Com movimentos circulares suaves, esfregue as cerdas do pincel;
4. Enxágue bem, até que não tenha nenhum sinal de espuma;
5. Sob o sol, estique uma toalha limpa e deixe os pincéis deitados, ou inclinados com as cerdas para baixo, até que sequem completamente.
É válido ressaltar também que, caso ainda restarem resíduos de maquiagem nos utensílios, o processo pode ser repetido quantas vezes forem necessárias. E lembre-se também que, dependendo da frequência em que os pincéis são usados.
Dica: naqueles dias corridos, em que você estiver com mais pressa dos pincéis secarem, é possível usar o secador na temperatura fria, isso irá ajudar a evaporar mais rápido a água e fazer com que eles sequem rapidamente, prontos para o próximo uso.
E as esponjas, como higienizá-las?
Ligeiramente diferente dos pincéis, para lavar o acessório que se tornou tão popular na maquiagem, a recomendação é usar shampoo e condicionador. E a justificativa para usar os dois produtos, é que você consegue limpar a esponja e manter sua textura original macia e flexível.
Uma dica para conservar as esponjas mais limpas, e a maquiagem mais natural, é umedecê-las antes de aplicar bases e corretivos. Isso porque, quando estão úmidas, elas não retêm o produto em seu interior. Algo que, além de facilitar sua vida na hora de higienizar, a técnica também evita o desperdício de make e a aplicação fica ainda mais fácil.
Mas o correto mesmo é lavar a esponja após cada uso, porém, se não for possível, pelo menos não deixe muita maquiagem acumular e, quando umedecê-la, deixe-a secar ao ar livre, e não guarde a esponja molhada, para prevenir a proliferação de bactérias.
E, claro, não esqueça que a esponja tem prazo de validade, sendo recomendada a troca a cada dois meses, em média, para quem a utiliza todos os dias, pois ela acaba acumulando muita sujeira e resíduo de maquiagem no seu interior.
Acessórios de skincare também merecem atenção
Além dos itens para fazer a maquiagem, também é importante limpar as esponjas que usamos para lavar o rosto, por exemplo, assim como outros acessórios de skincare. Mas a Dra. Flávia alerta que a frequência para higienizá-las vai variar de acordo com o uso: “o ideal é evitar que elas fiquem com muito acúmulo de produtos”.
E, quanto aos discos de tecido para aplicar tônico ou remover a maquiagem, que são laváveis e reutilizáveis, para limpá-los você deve seguir rigorosamente as orientações do fabricante. “Evite usá-los sem a lavagem correspondente e descarte-os quando estiverem gastos”, orienta a dermatologista.
É válido destacar também que, apesar de durarem mais, eles também precisam ser substituídos com o tempo.
Então, agora que você já se abasteceu de informações sobre como limpar pincel de maquiagem, esponjas e discos de tecido, incorpore o hábito de higienizar esses acessórios à sua rotina. Assim, você mantém a pele sempre saudável e a maquiagem ainda mais bonita.