A foliculite é uma condição cutânea comum que geralmente é desencadeada por infecções bacterianas ou fúngicas. Ela se manifesta como uma erupção de bolinhas elevadas que podem coçar e ser doloridas, mas pode ser tratada com medicamentos tópicos.
Existem vários tipos de foliculite, cuja causa da infecção ou inflamação determina a diferença entre elas, a adoção de práticas básicas de higiene com a pele já pode ser o suficiente para reduzir o risco do surgimento de foliculite.
A seguir vamos te explicar mais detalhadamente sobre essa condição cutânea e a melhor forma de tratá-la. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas acerca desse tema que gera muitas incertezas.
O que é foliculite?
A foliculite é uma condição comum da pele que ocorre quando um folículo piloso fica inflamado ou infectado. Podemos dizer que ela possui semelhança de aparência com a acne e pode causar desconforto ou coceira, além de afetar negativamente a autoestima devido à sua aparência.
Existem vários tipos de foliculite, cada um com causas diferentes e impactos únicos na pele, podendo ser desencadeada por atividades diárias, como barbear, tomar banho em banheiras de hidromassagem ou suar excessivamente durante o exercício ou trabalho ao ar livre.
Qualquer área do corpo que tenha pelos pode ser afetada pela foliculite, incluindo o rosto, braços, parte superior das costas e pernas. Afinal, o pelo é encontrado em quase todo o corpo humano, variando em tamanho e espessura, além de possuir uma função importante de proteger o corpo, atuando como isolante térmico.
Cada pelo cresce a partir de um folículo, que o mantém no lugar e contém glândulas oleosas. Infelizmente, os folículos podem acumular bactérias e outros materiais do ambiente externo, o que pode levar a inflamação ou infecção. Quando inflamado, o folículo piloso incha e causa uma elevação na pele, o que pode resultar em vermelhidão, irritação, coceira e bolas na pele.
O que causa foliculite?
Como dito, a foliculite é desencadeada pela inflamação e infecção de um folículo piloso, que gera inchaço sob a pele, resultando em uma reação desconfortável na superfície da sua derme. Geralmente a causa mais comum da foliculite é a infecção bacteriana por Staphylococcus Aureus, uma bactéria que é encontrada naturalmente na pele e costuma ser inofensiva, mas se penetrar no folículo piloso pode causar uma infecção.
Porém diversos outros fatores também podem causar infecção no seus folículos pilosos, entre eles podemos destacar:
– Infecções fúngicas ou virais;
– Barbear frequentemente;
– Uso prolongado de antibióticos orais;
– Excesso de peso ou obesidade;
– Atividades que levam a suor excessivo, falta de higiene adequada, uso de roupas apertadas ou suadas;
– Uso excessivo de produtos de higiene pessoal, como esfoliantes e loções corporais;
– Uso de banheiras de hidromassagem e saunas que não estão adequadamente limpas.
Além disso, algumas pessoas podem estar mais propensas a desenvolver foliculite do que outras. Pessoas com diabetes, doenças autoimunes ou HIV podem ter um risco aumentado de foliculite, pois essas condições afetam o sistema imunológico do corpo. Pessoas com acne, barba ou pêlos encravados também podem estar mais propensas a desenvolver foliculite.
Sintomas da foliculite
Os sintomas da foliculite podem variar de leves a graves e incluem vermelhidão, coceira, dor e pus no local infectado. Essa condição dérmica pode se manifestar em pequenas espinhas ou bolhas ao redor dos folículos pilosos e, em casos graves, pode causar cicatrizes ou lesões na pele.
Se a foliculite não for tratada adequadamente, ela pode se espalhar para outras áreas da pele e aumentar a gravidade dos sintomas. Em casos raros, a foliculite pode levar a complicações graves, como celulite, que é uma infecção bacteriana profunda na pele.
Fique sempre alerta aos primeiros sintomas, se você perceber que a foliculite está progredindo rapidamente o ideal é procurar por um médico dermatologista para te auxiliar a tratar de forma adequada, a fim de que não vire algo mais profundo e difícil de tratar.
Tratamentos para foliculite
O tratamento da foliculite varia dependendo do tipo e da gravidade da condição. Casos leves geralmente exigem apenas simples soluções, porém casos graves ou recorrentes podem precisar de medicação ou cuidados médicos específicos. Algumas opções de tratamento são:
Uso de medicamentos
Existem vários medicamentos disponíveis no mercado para tratar a sua foliculite. Eles podem tratar infecções bacterianas ou fúngicas, conforme a causa da condição. Em casos mais graves, o seu médico pode prescrever antibióticos orais ou tópicos para combater a infecção bacteriana. Se a foliculite for causada por uma infecção fúngica, ele pode prescrever um creme antifúngico ou um shampoo especial para tratar a área afetada.
As formas de medicamento são:
– Cremes antibióticos tópicos;
– Antibióticos orais;
– Cremes antifúngicos tópicos;
– Shampoos antifúngicos;
– Antifúngicos orais;
– Cremes esteróides;
– Corticosteroides orais.
Terapia de luz
Em casos graves, os médicos podem recomendar terapia de luz ou terapia fotodinâmica para tratar a foliculite. Esse tipo de tratamento pode ajudar a melhorar os sintomas da foliculite profunda.
Drenagem no local
Em casos graves de foliculite, pode ser necessário fazer uma drenagem cirúrgica para remover o pus acumulado nos folículos pilosos.Geralmente isso acontece em casos que outras formas de tratamento não funcionam ou quando a infecção é muito profunda. Portanto, o profissional irá drenar a foliculite fazendo uma pequena incisão na lesão para assim drenar o pus. O objetivo é reduzir a dor e acelerar a recuperação.
Depilação a laser
A depilação a laser é uma excelente aliada, pois pode ajudar a reduzir a foliculite que resulta da depilação frequente. A luz pulsada destrói os folículos pilosos, o que significa que bactérias, fungos ou vírus não podem mais infectá-los e geralmente são necessárias várias sessões para ver os resultados.
Soluções caseiras
Algumas medidas simples são eficazes no tratamento da foliculite e seus sintomas. Os mais comuns são:
– Compressas quentes: colocar uma compressa quente na área afetada pode reduzir a coceira e extrair pus. É possível fazer uma compressa molhando um pano em água morna e torcendo o excesso.
– Produtos de farmácia: vários cremes, géis e sabonetes tópicos estão disponíveis para foliculite sem receita médica e eles podem ajudar a reduzir a inflamação geral.
– Boa higiene: lavar suavemente a área afetada duas vezes ao dia com um sabão neutro ajudará a reduzir a infecção.
– Banho calmante: mergulhar em uma banheira de água morna pode ajudar a reduzir a coceira e a dor associadas à foliculite.
Além disso, é importante evitar coçar ou espremer as lesões de foliculite, pois isso pode piorar a infecção e levar a cicatrizes permanentes. É importante manter a área afetada limpa, seca e evitar o uso de produtos de cuidados com a pele que possam irritar a sua derme.
Saiba prevenir a foliculite
A prevenção da foliculite envolve a adoção de medidas simples de autocuidado. Algumas delas incluem:
– Manter a pele limpa e seca para evitar o acúmulo de sujeira e óleo nos folículos pilosos.
– Evitar roupas apertadas e suadas, pois isso pode criar um ambiente favorável para o crescimento de bactérias e fungos.
– Evitar compartilhar roupas, toalhas ou outros itens pessoais com outras pessoas, essa prática pode aumentar o risco de infecção.
Se você sofre de acne ou outras condições de pele que aumentam o risco de foliculite, é importante manter essas condições sob controle fazendo sempre skincare e cuidando da sua cútis da melhor forma possível.
Conseguimos te ajudar com este conteúdo?
É importante ressaltar que a foliculite não é uma condição grave em geral e pode ser tratada com sucesso na maioria dos casos. No entanto, em casos raros, a foliculite pode se tornar crônica ou levar a complicações mais graves, como celulite ou infecção generalizada. Por isso, é importante procurar atendimento médico se os sintomas persistirem ou piorarem.