O ressecamento dos lábios é muito comum e pode ocorrer por inúmeros motivos, como pouca ingestão de água, mudanças climáticas ou até mesmo mudanças na alimentação. Eles podem apresentar rachaduras na pele e até mesmo descamação ao redor deles, causando a sensação de ardência e desconforto.
No post de hoje você entenderá tudo sobre o que é o ressecamento labial, as causas dele e, é claro, como tratar e cuidar dos lábios para que eles voltem a ficar macios e brilhosos.
No blog da Océane você encontra os melhores conteúdos de beleza e cuidados, leia até o final e fique por dentro das melhores dicas. Boa leitura!
Lábios ressecados: por que isso acontece?
Você está sentindo a necessidade de passar a língua nos lábios com frequência e aquela sensação de secura na região não passa? Ou você foi produzir uma make de rotina e na hora de passar o batom, percebeu que ele ficou acumulado em várias pelezinhas? Isso é um sinal de ressecamento e pode acontecer por diversos fatores.
Conheça os 10 motivos mais comuns que deixam seus lábios ressecados:
1. Clima muito seco
O clima seco pode aparecer tanto no inverno quanto no verão, é rapidamente notado pela sensação de garganta seca e a desidratação das mucosas e, especialmente, dos lábios. Em épocas do ano em que tem pouca frequência de chuvas e a umidade do ar fica reduzida, é essencial que você mantenha eles hidratados para evitar seu ressecamento.
2. Respirar pela boca
Você tem o hábito de respirar pela boca? Caso você sinta que seus lábios estão ressecados, este pode ser um dos principais motivos. Além disso, respirar pela boca também resseca a garganta e a língua, enviando um ar poluído e sem umidade e temperatura adequada para os pulmões.
3. Queimadura de sol ou frio
O sol e o frio são algumas das causas da pele ressecada, mas que também pode afetar outras regiões, como os lábios. Tanto na exposição ao sol como nas baixas temperaturas podem deixar eles extremamente ressecados, portanto, o uso de protetor labial com um fator de proteção solar não pode faltar!
4. Desidratação
Beber pelo menos 2 litros de água por dia é benéfico para todo o seu organismo e, especialmente, para a pele dos lábios que se mantém hidratada, viçosa e macia. Caso você não tenha o hábito de beber água, adicione horários durante o dia para você ingerir líquidos e nunca deixar seu corpo desidratado.
5. Sintoma de alguma doença ou alergia
Os lábios é uma região do corpo que reage rapidamente a mudanças no organismo, então ao sentir o ressecamento deles atrelado a possibilidade de uma reação alérgica ou doença, procure um profissional da saúde quanto antes para evitar o agravamento ou surgimento de outras reações, como feridas ou bolhas.
6. Efeitos colaterais de medicamentos
Medicamentos, como antibióticos e anti-histamínicos, podem afetar a produção de saliva, bem como desidratar o corpo. Ao fazer o uso desses medicamentos, não se esqueça de ingerir muita água para que seu corpo não sofra com os efeitos colaterais da medicação.
7. Poluição
As partículas de poluição presente no ar podem afetar a hidratação dos lábios, deixando eles ressecados e rachados. Para evitar, é muito importante que se utilize protetores labiais em ambientes externos.
8. Falta de vitamina D
A vitamina D possui ativos antimicrobianos que ajudam a proteger, limpar e equilibrar a hidratação da pele, além de estimular a produção de óleo natural que auxilia na manutenção da hidratação dela diariamente. Nos lábios, a falta de vitamina D faz com que eles descamem e sua pele fique superficialmente ressecada e com crostas.
9. Uso frequente de ar-condicionado
O ar-condicionado remove toda a umidade do ar, tornando ele seco e prejudicial para lábios, por isso, evite ficar em exposição ao aparelho por longas horas durante o dia ou a noite, e sempre os mantenha com hidratantes e beba bastante líquido durante os momentos de exposição.
Como tratar os lábios ressecados?
Agora que você já sabe mais sobre lábios ressecados, o que pode ser e as principais causas, vamos aprender alguns cuidados básicos que você pode adicionar na sua rotina e garantir uma pele macia e viçosa nesta região.
Usando hidratantes labiais
Sempre que falamos de cuidados com o corpo e o rosto, temos como etapa essencial a hidratação da pele e, para os lábios, ela não pode ser deixada de lado, então tenha sempre em mãos um hidratante labial.
Durante o dia você pode optar por hidratantes labiais com cor e com um fator de proteção solar para deixar você produzida e protegida. Já durante a noite, as opções com óleos em sua formulação e sem pigmentação são excelentes opções.
Hidratando-se
A hidratação é um fator essencial para evitar que seus lábios fiquem secos e ainda ajuda a prevenir o reflexo de diversos outros fatores que causam a desidratação da região. Dessa forma, beba pelo menos 2 litros de água por dia.
Esfoliar
Invista em produtos esfoliantes específicos para os lábios e inclua na sua skincare a esfoliação, pois, ao remover as células mortas, você os deixa com uma textura suave e macia. A esfoliação não deve ser feita mais do que uma vez por semana, para não desequilibrar o pH da região ou ter um efeito rebote.
Use batons com hidratantes
Leia as formulações dos batons que você usa e prefira aqueles com hidratantes ou manteigas em sua composição. Cuidado com os batons de longa duração, pois alguns deles não possuem hidratantes e podem agravar o ressecamento.
Nunca arranque a pele ressecada
Sim, sabemos que aquela pele ressecada e descamando causa certo desconforto, mas evite arrancá-la. Assim como em um machucado, a pele sob a camada ressecada está em formação. Ao arrancar ela, você pode causar ferimentos na boca e expor uma camada da derme que ainda está em formação e sensível.
Cuidar e proteger os lábios, assim como a pele, deve ser feito diariamente com pequenos hábitos, como ingerir água e usar hidratantes para mantê-los macios e hidratados.
Agora que você já sabe o que deixa os lábios ressecados e como tratar, continue a sua leitura em nosso conteúdo onde ensinamos como limpar a pele do rosto da forma correta. Vem com a gente!